segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O HUMANISMO QUEBRANDO PRECONCEITOS!!! MEMÓRIAS CONTADAS

Olá, Boa Tarde!!! Agora 17:05h e já é 26/12/2016

O tempo passa o tempo voa. E eu estava a assistir há pouco um filme delicioso, cheio de vontades de viver, morrer e renascer.., Lindo Filme: SOB O SOL DA TOSCANA.
Essa é a berlinda da vida! Esse diálogo constante... entre caminhares de um futuro sobre o ontem, e que sempre existe aqui e agora em nós...

Mas a memória que tenho hoje, tem um pouco disso tudo, todas as possibilidades de recomeços!
Histórias entrecruzadas que se oferece a construir memórias em todos nós!

Bem, acordei hoje tentando recordar de algo, para memoriar aqui rsrsrs mas recebi a visita de uma alma irmã e querida família!
Então agora estou por aqui, num bom dia e sua extensão! Abraços, sorrisos e entregas e dizeres atropelados...

Em fim vamos lá!
Há mais ou menos 17 anos eu estava num trabalho onde tínhamos uma equipe rara, onde formamos afetos que superavam as frustrações profissionais de cada um, as dificuldades e coisas assim.
Eu coordenava essa equipe de um projeto para um importante cliente!

Minha vida ia se posso assim dizer tranquila, meu filho, meu relacionamento, o apartamento em que morávamos e tudo ia muito certo!
Como eu costumo dizer, a vida muito coerente pode funcionar de forma estranha, a gente começa a buscar elementos para contradize-la!
Foi num pensamento tipo: Meu Deus recebo tanto e acredito estar oferecendo pouco de mim, para alguém. Eu nasci um artista e o trabalho administrativo é o que me sustentava financeiramente, mas fica uma certa lacuna na alma quando se tem latente essa necessidade permanente de expressão.
Além de um dia a dia, saudável, agradável porém..., As lacunas existem!

Falei para meu companheiro, quero fazer algo diferente, mas não sei o quê!
Ele sorriu e falou ótimo então procure saber pelo menos..., falei tenho pensado em fazer algum tipo de voluntariado, sei lá..., ensinar arte, escultura, brincar de argila com crianças, algo do tipo...,

E comecei a fazer uma pesquisa na lista telefônica (sou dessa época rsrsrsr), de orfanatos que estavam nas proximidades e comecei a ligar. A maioria das instituições que liguei, não davam atenção para esse tipo de voluntariado a não ser para doação financeira e coisas assim!

E muitos acreditem foram grosseiros e estava a ponto de desistir desse objetivo e pensei, vou ligar só para esse e se for será caso contrário irei buscar outra forma de me ocupar.

E para minha surpresa a pessoa que me atendeu, foi generosa e entendeu o que eu pretendia e tal. Anotou meu telefone, disse que iria passar para uma assistente social e que eu teria retorno.
No dia seguinte recebi a ligação de Helena (codinome),
Bom dia! Eu sou Helena do instituto para crianças o senhor entrou em contato conosco agradecemos e qual seria a intenção do senhor!
Disse que estava surpreso pois de várias instituições a sua é o primeiro que houve interesse! E expliquei minha necessidade e conversamos durante uns 20 minutos, passei um breviário da minha rotina e coisas assim e também minhas intenções como voluntário!

Helena se mostrou gentil  e disse que falaria com a direção da instituição e retornaria para que se houvesse meu interesse e vendo as necessidades atuais da instituição me retornaria, se eu estava de acordo, agradeceu e alguns dias depois me retornou, agendando uma entrevista com ela e a diretora do orfanato Ester!

Foi num dia de semana a tarde, pedi licença do trabalho e fomos eu meu filho com 4 anos e meu companheiro! Alias não havia falado sobre ele, digo meu companheiro, para não fecharem uma porta antes de ao menos eu bater nela! rsrsrss  O que há quase 20 anos era de se esperar!
Como o lugar era fora de mão tive que ir de carro eu não dirijo e assim fomos eu ele e meu filho!
Eu estava um pouco ansioso e no meio do caminho matutando, sobre a entrevista e coisas assim, estava contente de poder oferecer um pouco de arte e brincadeira para crianças e tal...

Ao encontrarmos o local, havia um enorme letreiro que a instituição era mantida por uma ordem religiosa, e pensei fudeu! kkkkk
Sabia que eram muito conservadores e eu não era e não tinha uma vida muito conservadora aos olhos da sociedade, apesar de ser uma vida familiar incrível.
Com certeza ajudei de certa forma a quebrar muitas barreiras internas de muitas pessoas mas quebrar a rigidez de uma instituição religiosa, já era demais!

Pedi para ele parar o carro, e falei porra instituição religiosa?
E agora não quero omitir nada da nossa vida, se irei prestar algum serviço para crianças com certeza e com lógica irão averiguar minha vida, para segurança dos pequenos.

Ele falou quer voltar? E foi fazendo o retorno!

Eu então disse que não já estávamos ali e pronto seja o que Deus quiser!

Me identifiquei na portaria e o porteiro apontou o estacionamento e que estavam me esperando em tla lugar e assim fomos, o lugar era lindo realmente, muito verde e imenso!

Fomos e a recepção pediu para aguardarmos a Senhora Helena! Alguns minutos depois ela apareceu e eu estava com meu filho no gramado brincando e quem estava lá dentro era o Celso que veio e falou Edson estão te chamando! Entrei e vi uma mulher de meia idade que me ofereceu um belo sorriso e se apresentou, prazer Helena, muito bom recebe-lo, apresentei meu filho que queria ir lá fora e o Celso. Ela falou então, vamos para minha sala e lá chegando, ela me explicou um pouco da história daquele maravilhoso lugar e que como funcionava! Eu lhe disse sobre meus planos e então bateram na porta e entrou a diretora de apresentando e pedindo desculpas pelo atraso, igualmente simpática essa era Ester miúda e rápida!
Ficamos de conversa e realmente o local me interessou!

A conversa ia bem e o meu filho queria ir lá fora, coisas de criança, então pedi permissão para o Celso ir lá fora com ele. E continuamos e falei para as 2, olha eu ele e meu filho somos uma família! Não gosto de omitir nada assim é no meu trabalho, assim é na minha família e assim é na escola do meu filho e assim sou eu, se isto for um impedimento eu aviso rsss e sorri!
Elas não se impressionaram e falaram, linda família de vocês...
Eu desacreditei, rsrssrrs, e então a diretora Ester me falou uma frase que ual!!! Transcendeu tudo!

Edson, aqui vive durante o dia centenas de meninos e temos algumas casas com pais sociais e cada casa tem garotos de 7 a 18 anos, que vivem aqui e foram afastados de suas famílias por motivos nada bons se me entende!
Lamentei que sim..., ENTÃO TODOS QUE ESTÃO AQUI, NÃO TIVERAM A SORTE DO TEU FILHO!!! DAQUI VEJO ELE BRINCAR E EU CONHEÇO CRIANÇAS E SEI QUE ELE É FELIZ, (me emocionei), E TODOS OS QUE AQUI ESTÃO SÃO FILHOS DE HÉTEROS, CLARO E DEU UM SORRISO!
Elas também se emocionaram..., Aqui nos oferecemos tudo, arte, cultura, esportes, musica, teatro, oficinas profissionalizantes, temos piscina olímpica, campo de futebol enfim tudo o que a maioria não tem, mas eles não uma coisa que a gente tenta mas conseguiremos suprir!!!
ELES NÃO TEM NINGUÉM, NÃO TEM AMOR! TEM TRAUMAS E ABANDONO!!!
muitos passam anos aqui e a gente vai acompanhando suas famílias pois o objetivo e leva-los de volta para seus lares com segurança, outros não conseguem isso, geralmente por causa de drogas, bebidas e creia não é fácil viver como eles, tão pequenos e desprotegidos.

Não preciso nem falar né, lágrimas já estavam em minha garganta!

Eles precisam de AMOR! Somente AMOR e ATENÇÃO!

Porque formam neles um bloqueio e poucos conseguem absorver tudo o que a gente pode oferecer para se formarem cidadãos profissionalizados e coisas assim!

Nós nos preocupamos com todos eles e fazemos o nosso máximo e mesmo assim eu chego em casa e tem dias que choro e peço a Deus forças para eu exercer um bom trabalho!
É difícil mas tentamos e quando aparece alguém como o senhor aqui o que é raro, mas temos padrinhos sociais e isso tem revelado a importância desse contato, mas é algo que exige muita responsabilidade, o senhor entende, afirmei com a cabeça que sim, não conseguia falar direito..., e temos CRIANÇAS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE PERDERMOS-OS E UMA VEZ PERDIDO ESSE FIO DE CONFIANÇA PRÓPRIA DELES ACREDITE NINGUÉM NUNCA MAIS IRÁ CONSEGUIR TRAZE-LOS DE VOLTA!
O senhor me entende?
Sim claro, agora eu gostaria de chamar seu companheiro e seu filho pode ser?
Claro!

Então elas se entreolharam e falaram, Olha nós temos uma proposta, gostaria que voces pensassem no assunto e nem precisam decidir agora, tem o tempo que quiserem!
Temos 3 meninos atualmente que nos preocupam enormemente e temos trabalhado muito neles, são 2 irmãos um de 10 e outro de 12 que vem de um histórico de violência doméstica o pai traficante foi assassinado na frente deles... e relatou todo perfil familiar...

E eu só pensando meu Deus!!!

E temos outro garoto com 8 anos e também relatou o histórico de vida!!!
Muito pesado para uma simples criança, foi tirado da família muito cedo, nenhum parente podia se aproximar a 300 metros dele, medida protetiva, foi cedo pra antigas instituições, tinha várias fugas, foi recolhido várias vezes e por fim foi trazido para cá...,

Gostaríamos que pensasse se poderia ser padrinho social, vir visitá-lo, trazê-lo pro mundo, e acompanhá-lo como um amigo, mas isso exige muito mais que aulas de esculturas..., Envolve amor e se o senhor quiser recusar, acredite entenderemos, porque não é fácil!!!

Eu olhei pro meu filho e por Deus, ali gordinho, bem vestido, alegre..., Foi difícil!

Eu perguntei posso conhecer o garoto de 8 anos..., os irmãos de certa forma tem um ao outro e esse pequeno não!

Os olhares delas refletiram o que ia na alma delas, satisfação e bondade!

Helena liga para os pais sociais! Avisa que tem visita pra ele!!! Ela saiu rapidinho e voltou minutos depois.

Está preparado Sr. Edson, disse:
ACHO QUE SIM!!!

E assim foi..., foram muitas visitas monitoradas a princípio 1 hora por domingo, depois 2 horas depois 3 horas e depois de 4 horas por domingo, comparecia a reniões escolares dele e ele foi progredindo... com grandes sorrisos...

Mas naquele dia ao sair de lá entramos no carro e chorei compulsivamente... e por muitas noites, chorei compulsivamente, por esses pequenos e suas memórias de se recomeçar, quando ainda nem se iniciaram na vida!

Vou indo um forte abraço a todos e excelente semana!!!

Beijos de maneiras de Edson Cerejeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário