quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

A EDUCAÇÃO SEM AFETO NÃO EXISTE E SEM EMPATIA NÃO FUNCIONA.. MEMÓRIAS CONTADAS

Olá, Boa Noite!!! São quase 18:00h em 14/12/2016

Memórias..., somos o resultado itinerante delas. É tudo isso que nos constrói. É por elas que nos elaboramos. E agora recordei de um fato quando meu filho contava com 5 anos e estudava em uma escola pública o chamado "jardim"!

Já que nossas memórias são como um novelo de lã, um assunto puxa o outro e assim por diante!

Minha vizinha veio conversar comigo nestes dias anteriores sobre sua pequena de 7 anos, uma fofa, que irei chamar de "Bia".
Minha vizinha é uma ótima pessoa, mãe e pai assim como eu sou pai e mãe. Sei como é difícil essa jornada. Muita responsabilidade e pouco tempo rsrsrs, trabalho, casa e educação, as vezes precisamos muito de um conselho de um apoio. E sempre estamos nos perguntado se estamos agindo corretamente e coisas assim...

Mas vamos aos fatos de agora, a vizinha estava conturbada, não sabendo mais o que fazer, pois todos os dias a escola ligava reclamando do comportamento de Bia. Ligando inclusive mais que uma vez por dia!
Achei estranho pois Bia é uma garotinha muito saudável.
Bia também tem jornada dupla. Pela manhã estuda numa escola municipal na primeira série e de lá vai de perua escolar para outra atividade que de recreação e educação mantida por uma igreja.
Porém lá não há nenhuma reclamação de Bia.

Então falei, vizinha será que já não se formou uma birra da professora com a menina e ela pra se defender ataca a professora. Uma criança não consegue se defender e ainda mais acuada!
A mãe foi e exigiu da escola transferência de sala e professora.

Como eu disse: A educação sem afeto não existe e sem empatia não funciona e sem respeito mutuo fica fora de foco. E assim o assunto de Bia foi resolvido e está tudo certo.

Então me lembrei de como tudo pode ser resolvido. Como aconteceu com o meu filho nessa memória que irei relatar:

Todos os dias eu chegava do trabalho e ia brincar e conversar com meu pequeno e sempre como foi a aula? O que disse a professora? Como estão seus amiguinhos e coisas assim... Coisas de pai rsrrss

E num dia o Meu filho chegou e falou papai tem uma menina lá que ninguém gosta dela...
Por quê, filho?
Ahhh ela briga com todo mundo, ela fala palavrão e xinga a professora e bate todo dia em alguém.
Eu perguntei então: E você ela bate em você?
Não papai... Mas eu não gosto dela!
Você tem medo dela filho?
Todo mundo tem papai...
E a professora o que faz...
A não sei papai, ela nem deixa a gente estudar direito.
E do que ela xinga as crianças?
De gorda, de baleia de palavão e teve um menino que ela empurrou do escorregador e ele cortou a cabeça e ela ficou rindo...
Nossa filho que menina má, ela deve ter problemas em casa filho, se mantêm afastado dela e o papai vai ver o que pode fazer. Tá bom e todo os dias você me conta o que ela fez? Tá bom?
Tá papai...
e assim nos dias seguintes eu fui acompanhando a trajetória, de quem irei chamar de Kelly... E então soube que um dia era um beliscão, outro era menina que ela fazia chorar por chamar de baleia, outro que ela foi pra diretoria e coisas assim... Na semana seguinte havia reunião de pais e aproveitaria para falar com a professora...

Chegou o dia da reunião, a professora se expôs, sobre didática e coisas assim...
Quando ela estava para terminar e perguntou se alguém tinha algo ha mais para dizer, eu disse eu tenho professora.

Bom..., meu filho tem relatado todos os dias sobre uma colega de sala que todos temem, que ela bate e briga sempre com todo mundo e não deixa ninguém estudar direito? Queria saber se o responsável por ela que chama Kelly está aqui?

A professora arregalou os olhos e nesse momento ouvi uma voz enraivecida atrás de mim senti que se pudesse aquela pessoa me apunharia pelas costas rsrsrsrs...

Eu sou a MÃEEEEEE DELA!!! QUAL O PROBLEMA????
Então entendi a agressividade da filha!
E outras mães vieram em minha defesa... e ficou um zum zum zum de relatos cada qual com um fato que seus filhos sofreram com a mesma garota.
Inclusive uma mãe começou a chorar ao falar que a filha não mais queria ir pra escola, porque chorava todos os dias por ser humilhada e chamada de rolha de poço, baleia e coisas assim...

A mãe de kely queria brigar com todo mundo e o auê se formou..., a doida então levantou e veio apontar o dedo na minha cara.
Eu falei calmamente. Minha senhora agora entendo a agressividade da sua filha e por favor tire este dedo da minha cara e ouça... Mas a Professora nesse momento pegou a mãe e pediu licença que voltaria logo e levou-a a diretoria...
Passou então uns 20/30 minutos ela voltou sozinha.

Olhou para mim e falou eu agradeço pelo senhor ter tocado no assunto, a meses estamos com problema com a mãe e coisas assim, como puderam ver? Mas precisávamos de um gancho e todos vocês hoje cooperaram e eu lhes agradeço pela cooperação. Nós vamos encaminhá-las, mãe e filha para tratamento e apoio. Essa mãe passa muita dificuldade e vamos apoiá-las...
Nesse momento a diretora está impondo essa condição a mãe ou será encaminhada ao conselho tutelar... A mãe já concordou em tratamento psicológico e foi por ai o fim da reunião...

Na semana seguinte perguntei sobre Kelly e ele falou, hoje ela não foi papai... E no outro e no seguinte e no outro...

Deduzi que a mãe havia tirado a criança da escola e transferido algo assim... mas se passou acho que dois meses mais ou menos... e meu filho chegou e falou papai olha que eu ganhei na escola...
Que lindo filho!!! E quem deu, foi aniversário de alguém...

Não papai foi daquela menina!
Qual menina?
Ahh Kelly papai..., foi um dia muito legal até a professora chorou...
Eu falei a Kelly...?!? E porque a professora chorou?!?
É papai ela foi lá na escola com a mãe dela e com uma mulher e pediu desculpas pra todo mundo e foi entregando os doces pra gente e abraçou todo mundo, aí um monte de gente chorou e ela também!! A mãe dela também chorou...
E você chorou filho? Ahhh papai na hora que ela me abraçou me deu vontade de chorar sim...

Nossa que lindo filho... falei pra ele emocionado de verdade!!! E apertei aquele tiquinho de gente rsrsrsr e chorei na alma e agradeci a Deus que tudo tivesse ficado bem com a garota e sua família...
Por fim Kelly voltou agora calma e amiga...
Foi uma ação muito bonita e bom trabalho que fizeram com a mãe e filha...

Depois soube pela professora que elas e a família estavam sendo assistidos por psicólogos e ajuda com mantimentos e coisas assim... Ela agradeceu... E eu retornei o agradecimento pelo belo trabalho que estava sendo feito.

Isso é empatia. Isso é ajuda verdadeira, isso é educação!!!
Sem isso nenhum mundo se constrói...
Então vamos pela empatia e ajudarmos da forma que pudermos, as vezes uma palavra muda o foco e a agressividade pode se tornar um abraço!

Por hoje fico por aqui... Um grande abraço para todos e bjss de maneiras de Edson Cerejeira








Nenhum comentário:

Postar um comentário